quarta-feira, 5 de maio de 2010

Feijoada

Gente, deixa eu contar que aprendi a fazer feijoada com minha avó materna. Mas deixa eu contar outra coisa também: é uma feijoada prática!!! Sabe aqueles pacotes com os ingredientes de feijoada que já vem pronto? Então... é bem desses que eu uso!


Eu dessalgo a carne do modo que está escrito na embalagem. Dessa vez que eu fiz, não segui o ritual e ficou meio salgada no final... paciência né? Por isso que deve-se lavar, aferventar, etc e tal. Ah, e eu também coloco o feijão de molho na noite anterior. Eu lavo, deixo de molho, troco água... não gosto daquela água roxa não.


Bom, depois de todos os ingredientes preparados, lavados, escorridos e dessalgados, dá pra começar a preparar.


Ingredientes:
- 500 gr de feijão preto
- 1 pacote de ingredientes para feijoada
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- folhas de louro, alecrim, sal e pimenta à gosto


Preparo:


Frite na panela de pressão o bacon e a linguiça (no próprio óleo do bacon mesmo). Depois acrescente a cebola e o alho até dourar. Junte as carnes e frite mais um pouquinho e acrescente as folhas de louro.


Coloque o feijão e mexa. Não precisa fritar muito.



Depois acrescente água até cobrir, feche a panela e deixe por uns 30 min. Lembrando que, depois que a panela pega a pressão, pode abaixar o fogo pra economizar gás! ;)
Depois desse tempo eu abro a panela, mexo, se precisar fecho de novo e deixo mais uns 15 min. 


Depois é só servir com arroz branco, farofa de mandioca e couve refogada! Huummmm!!
Aproveitem!!!

Marcadores: , ,

6 Comentários:

Blogger Miriam Bralli disse...

Olá Débora,

Prática e deve ter ficado saborosa, huuummm!!!

1000 Beijokinhas

5 de maio de 2010 às 09:16  
Blogger Débora P. Costa disse...

Miriam, e ficou mesmo viu? heheheeh Bjãooooo e bom resto de semana!

5 de maio de 2010 às 11:47  
Anonymous aninha disse...

Ôi, querida; gostei de encontrar a sua receita; me fez lembrar de fazer uma feijoada para o meu filho; eu fazia sempre, quando meu pai era vivo e depois que ele faleceu, nunca mais eu fiz; "tadinho" do meu "fiote"; ele gosta tanto... mas o motivo de mandar esta mensagem é um truque perfeito para cozer o feijão (e outros grãos: junte na panela de pressão: os grãos, a água e um fio de óleo; leve ao fogo até que comece a soprar, a válvula; então tire do fogo e envolva a panela com panos (eu uso um pedaço de cobertor) mas um ou dois panos grossos, também dá certo. Deixe assim por uns 30 min. Agora abra a panela e prossiga com sua receita; em vez de 30 min. em fogo baixo, são 30 min. SEM GÁZ. e não ´precisa deixar de molho de véspera por que não forma aquela água feia que , na verdade, continha uma boa quantidade de nutrientes, que se perderam. Gostou? este processo funciona para qualquer cozimento em panela de pressão. Os legumes ficam sempre no ponto certo; não tem perigo que fiquem moles demais. Um beijo para vc.

10 de maio de 2010 às 11:28  
Anonymous roberto disse...

Bom dia! Sempre leio as receitas do petitchef e vi a sua, que é bem Brasileira. Pergunto: vc quis dizer 500g de feijão,né? Abraço. Roberto

10 de maio de 2010 às 11:32  
Blogger Débora P. Costa disse...

ah sim roberto!! já corrigi... brigada!

10 de maio de 2010 às 11:33  
Blogger Débora P. Costa disse...

aninha... ótimas dicas! amei!!!! brigadão!!

10 de maio de 2010 às 11:35  

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, divida com a gente sua experiência, receita ou opinião!! 'Brigada ;)

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial