segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sukiyaki

Na última sexta-feira provei mais um prato típico japonês. O primeiro deles foi o Temaki, e dessa vez foi o Sukiyaki. Imaginei que era algo com muitos legumes e shoyu, mas não tinha idéia que ia um ingrediente muito distinto: o ovo crú. Eu fotografei o passo-a-passo para me lembrar de como foi feito. E na realidade, não achei tão difícil. Acho que o mais difícil é encontrar os ingredientes certos!! :D


Ingredientes para 4 pessoas:
- 30 gr de margarina sem leite e sem sal (originalmente vai manteiga)
- 200 gr de filé mignon em tirinhas finas
- 6 folhas de acelga
- 2 cenouras em rodelas finas
- 1/2 maço de brócolis
- 100 gr de moyashi (brotos de feijão)
- 1 cebola média
- 1/2 maço de cebolinha verde
- 8 cogumelos Shiitake
- 200 gr de tofu (queijo de soja)
- 1/2 dúzia de ovos
- 200 gr de tikuwa (uma massinha prensada de peixe bem gostosa!)

Para o molho:
- 100 ml de shoyu (molho de soja)
- 50 ml de sake comum
- 50 ml de mirim (sake doce)
- 15g de açúcar
Se não encontrarem esses ingredientes, pode ser feito tranquilamente com shoyu dissolvido em água e uma colherinha de açúcar. 


Preparo seguindo o passo-a-passo: 
Você pode fazer na panela elétrica igual a da foto ou fazer numa frigideira grandona que também dá. Como as meninas tem todos os apetrechos, fizeram na panela elétrica.


1. Derreter a margarina:


                          
2. Acrescentar as tirinhas de carne e a cebola para ir fritando:



3. Depois, ir colocando os ingredientes, um a um, conforme tempo de cozimento. Elas colocaram primeiro a cenoura, o brócolis, o cogumelo e a massa de peixe.





4. Regar com o molho e deixe cozinhar um pouco:


5. Em seguida acrescente a acelga, o tofu, a cebolinha e o broto de feijão. Deixe até murchar. Se o caldo secar, coloque mais para ir refogando todos os ingredientes:





6. Está pronto! Sirva acompanhando ovo crú, o arroz ou macarrão de algas. Provei com o arroz e com o macarrão e está aprovado! O marido provou com o ovo e gostou... hehehehe


Algumas informações sobre o Sukiyaki:
O prato Sukiyaki tem origem camponesa e datada na era medieval japonesa. A palavra Sukiyaki é uma palavra composta onde Suki significa rastelo e Yaki significa assar, deste modo, sukiyaki significa assar com rastelo.

A origem deste prato, hoje sofisticado e tradicional, teve início com os camponeses assando batatas-doces diretamente no fogo com o auxílio do rastelo japonês que com seu formato peculiar facilitava este processo de cocção, facilitando a vida dos camponeses evitando que eles tivessem que levar utensílios de cozinha mais pesados.

Com o passar do tempo eles passaram a assar outros legumes e foram agregando mais ingredientes e molhos, já utilizando panelas de ferro em datas festivas onde todos os comensais se serviam da mesma panela. Assim o sukiyaki ganhou um valor espiritual típico do japonês que é o de reafirmar os laços familiares, afetivos e de amizade através da mesa, resguardando sua cultura e tradição.


*Gente, as meninas serviram arroz japonês e/ou macarrão para complementar (macarrão de batata, mas que tem glúten). Eu comi com arroz, que não vejo problemas de ser o nosso arroz branco cotidiano, ainda mais se for empapadinho... hehehe :D

**Ah, para quem deseja experimentar com macarrão, existe o macarrão japonês feito de algas, totalmente sem glúten. Eu já provei e fica muito gostoso com legumes! Fica a sugestão!!

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, divida com a gente sua experiência, receita ou opinião!! 'Brigada ;)

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial