quinta-feira, 4 de junho de 2009

Queijo sem Lactose (Queijo de Ovelha)

Muitas pessoas podem sofrer com a intolerância a certos nutrientes do leite, ocasionando "alergias".O que eu tenho falado bastante por aqui no blog. Mas, o leite de ovelha por sua composição, é o menos alérgico de todos os leites, mas é muito importante que quando se tratar de alergia à lactose seja consumido com acompanhamento de um médico ou profissional da área. Tais alergias causam uma gama de problemas geralmente não identificados, recomendando-se a abstinência total de leite e produtos lácteos. No caso do Leite de Ovelha e seus derivados, isto não é necessário, apenas o leite e derivados de vaca e/ou cabra.

Descobri que já existe no mercado Queijo sem Lactose: o Queijo tipo Pecorino Toscano (todas as maturações) e o Queijo tipo Feta. São feitos com leite de ovelha e por isso não apresentam lactose na composição. O site Casa da Ovelha disponibiliza alguns produtos.

É importante lembrar que quando todos os produtos de leite são retirados da dieta ocorre uma deficiência de cálcio, podendo trazer inúmeros problemas a saúde do consumidor. 
Procure sua nutricionista!!!

Para quem quiser saber mais, tem um vídeo nesse link aqui.

Marcadores: ,

11 Comentários:

Blogger Nana disse...

Linda, esses queijos feitos com leites de ovelhas é chique e uma delíciaaaa!
Bjss

4 de junho de 2009 às 09:49  
Blogger Débora P. Costa disse...

oi frô!!! eu não experimentei ainda, mas tô doidinha!!! :D bjokas lindona!

4 de junho de 2009 às 11:34  
Blogger Mari disse...

Lindona, esses queijinhos são ultra sofisticados!! Ainda não experimentei, mas vontade nao falta...por enquanto, só falta dindin mesmo hahahaha
Super beijo

Mari

4 de junho de 2009 às 15:08  
Blogger Andréa Potsch disse...

OI Débora! Super legal seu blog também!
Dá uma pesquisada sobre queijos maturados tipo parmeggiano reggiano (o verdadeiro) e outros, mesmo os que são feitos com leite de vaca tendem a perder toda a lactose com o processo de maturação.
Você quer fazer um troca de links com meu blog? Eu tenho um espaço para links no Blogs de Culinária. Me fala!
bjs

10 de junho de 2009 às 11:39  
Blogger Lena Coelho disse...

Oi Débora! Gostei muito das informações sobre a lactose, conheço crianças que tem alergia.
Vou passar a diante. Bjssss

15 de junho de 2009 às 09:27  
Anonymous Anônimo disse...

Olá, gostaria apenas de sugerir que fosse esclarecido que intolerância e alergia não são a mesma coisa, a alergia geralmente é uma reação à proteína do leite, enquanto a intolerância, é provocada porque o organismo de certas pessoas não produz a enzima lactase em quantidade suficiente para quebrar a lactose, que é um carboidrato ou açúcar do leite. E todo leite de origem animal possui lactose, independente da espécie, é claro que o teor varia de uma espécie para outra, mas é o processo de fabricação do queijo que determina se um queijo vai ter alto ou baixo teor de lactose.
Att. Jaqueline

22 de fevereiro de 2010 às 10:49  
Blogger Débora P. Costa disse...

oi jaqueline! no lado direito, no marcador "sobre alergias e intolerância" há artigos que falam sobre isso!!! obrigada pela observação! abraços!!

22 de fevereiro de 2010 às 11:28  
Blogger Maria Rosa E. C. Rodrigues disse...

Oi, além do que já foi esclarecido pela pessoa a cima, a diferença entre alergia e intolerância, também é importante saber que é muito difícil ocorrer uma deficiência em cálcio quando se pára de tomar leite, se a dieta for bem variada e rica em vegetais, principalmente folhosos verde escuros, como couve e brócolis, além de gergelim e outros. O cálcio está bem distribuído nos alimentos do reino vegetal. E o mais importante, eles tb tem os outros minerais e vitaminas necessários para formar massa óssea, como magnésio, boro, silício... coisa que o leite não tem. É mais comum osteoporose nas populações que consomem muito leite. Existem muitos estudos científicos comprovando essa relação.
Maria Rosa E. C. Rodrigues - Nutricionista

24 de abril de 2010 às 00:14  
Blogger Débora P. Costa disse...

ai gente! obrigada pelas contribuições!!! a-do-rooo quando vcs comentam e ajudam com as informações! bjoooss

28 de abril de 2010 às 13:37  
Anonymous Julia disse...

Olá, to aqui desejando comer um bolo de chocolate daqueles melequentos e achei o site... Tenho sofrido muito com a IL, mas como tenho dito há muitas luzes no fim do túnel. Como adoro queijos fui logo saber se existia algum sem lactose e a notícia não poderia ser melhor. Os queijos mais envelhecidos quase sempre não têm lactose, perdem naturalmente no processo de produção, os queijos tipo parmesão, como o grana padano, o cheddar original (de roda e não aquela meleca americana) e o suíço (a gente é chique, né?). Infelizmente, os produtos nacionais desse tipo não são testados, os únicos que conheço que são, são esses da Casa da Ovelha que você mencionou e também o Samsoe (de vaca) que é uma delícia e substitui perfeitamente a mussarela. Fica a dica! Meu sonho mesmo era que a quantidade de lactose entrasse nos rótulos dos produtos ou pelo menos se há ou não, assim como acontece com o gluten, seria ótimo, não?
Adorei o site,
Beijos.

29 de maio de 2010 às 01:45  
Blogger Débora P. Costa disse...

oi julia!!! qdo li seu comentário pensei a mesma coisa... seria ideal se o rótulo informasse né? assim ficaríamos mais tranquilos em não consumir nenhuma qtdade de lactose 'mascarada' em alguns alimentos... quem sabe um dia! :D graças a Deus as opções tem aumentado, e acho q a tendência é só melhorar!!!
brigada pela visita!!! bjãooo!

31 de maio de 2010 às 08:27  

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, divida com a gente sua experiência, receita ou opinião!! 'Brigada ;)

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial