segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Receita Base de Bolo (sem leite, sem ovos, sem trigo)

Olá Debora,
Tem muuuuuuuuitas mães e avós que precisam dessa receita. Tenho um netinho que é alérgico a proteína animal, ovos, trigo e outras coisinhas mais, e fiz um bolo de aniversário p/ ele, que ficou muuuuuuuuuuuuito bom e já passei essa receita p/ várias pessoas. Nessa receita não vai leite, nem ovos e nem trigo. Costumo chamar essa receita de "Receita Base", porque faço com ela bolo de frutas, de laranja, de cenoura com cobertura de cacau, torta de banana, etc. Então vc pode fazer as substituições que quiser, no lugar da água coloque suco de frutas. Suco de laranja fica uma delícia e faça uma calda com suco de laranja e açúcar e jogue por cima, leve ao forno só p/ secar. Fica muuuuuuuuuito bom. Pode tb colocar bananas amassadas na massa depois de batida, fatias de banana no meio e em cima da massa, salpique açúcar e canela e leve ao forno por mais ou menos 10 min, vira uma torta de banana deliciosa. Pode também substituir a banana por maçã ou abacaxi. Esse bolo da foto eu fiz com fubá.

Uma observação: em outras receitas, os ovos a gente substitui por 1 colher de chá de fermento em pó p/ cada ovo, isso foi a alergista do meu netinho que me ensinou.

É um prazer e é tb muito gratificante colaborar com vc. Eu enviei essa receita a uma mãe e ela mandou um e-mail p/ mim dizendo que em vez de colocar farinha de arroz, colocou amido de milho. Eu testei e ficou ótimo!
Espero que goste e faça maravilhas com essa receita !
Beijinhos, Marilian.


Receita abaixo:
"Receita Base de Bolo da Marilian"

Copo usado p/ medida : 200 ml
Assadeira usada: redonda de 35cm de diâmetro ou retangular de 30cm de largura.

Ingredientes:
- ½ copo de óleo
- 1 copo de agua ou suco de 3 laranjas
- 1 copo cheio de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 e 1/2 copos de farinha de arroz (ou 1 copo de farinha de arroz e 1 e 1/2 copo de fubá se quiser o bolo de fubá)
- 1 colher sopa , mais 1 colher das de chá de fermento em pó Royal

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque numa assadeira untada com óleo. Se for fazer com o fubá, acrescente um pouco de erva doce, fica uma delícia! Leve ao forno médio até dourar.


*Flor, brigada por compartilhar suas dicas com a gente! Com certeza vou testar muitas e muitas vezes! Boa semana pra vc e pro seu netinho!!!



Marcadores: ,

24 Comentários:

Blogger Paula Mello disse...

Quem diria, hein Débora! Bolo sem farinha e sem ovos para mim, se me dissessem, acharia uma aberração, mas não é que ficou lindo? Ainda bem que tem pessoas como vc que se preocupa com aqueles que não podem comer de tudo.
Uma semana iluminada!

10 de agosto de 2009 às 19:32  
Blogger Blog Dri Viaro disse...

Oi, vim conhecer seu blog, e desejar boa semana
bjsss

aguardo sua visita :)

11 de agosto de 2009 às 14:09  
Anonymous Anônimo disse...

bom,eu tenho um menino de trs anos ,que estava me pedindo uma festinha e eu estava tao desanimada com a questao do bolo,pq ele nao pode com leite,ovos e trigo mas vc e um anjo e pode me ajudar obrigada fabiana

18 de agosto de 2009 às 14:34  
Blogger Débora P. Costa disse...

oi fabi! que bom q vc se animou!!! espero poder ajudar sempre! depois mande uma foto da festinha e do bolo, pra eu publicar!!! bjosss

18 de agosto de 2009 às 15:37  
Blogger camila disse...

pode fazer este bolo sem a farinha de arroz?

26 de agosto de 2009 às 19:45  
Blogger camila disse...

pode fazer este bolo sem a farinha de arroz?

26 de agosto de 2009 às 19:46  
Blogger Débora P. Costa disse...

oi camila, na verdade ainda não tentei nenhuma substituição pra esse bolo... vc poderia tentar usar fécula de batata, farinha de soja... e ver se dá certo! gde abraço!!

26 de agosto de 2009 às 23:17  
Anonymous Anônimo disse...

Olá pessoal tenho alergia a lactose e não posso consumir farinha de trigo em excesso.
Minha médica me indicou uma mistura que substitui a farinha de trigo em qualquer receita:
03 xícaras de farinha de arroz.
01 xícara de fécula de batata.
01 xícara de araruta.
É só misturar esses ingredientes e utilizar no lugar da farinha de trigo.
Boa sorte

29 de agosto de 2009 às 14:33  
Anonymous Tia Jajaque disse...

Tenho um sobrinho q não pode comer nada q tem lactose e amigos q não podem comer gluten.sempre faço bolos e fico triste por eles não comerem,agora graças à vcs isso vai mudar.Deus abeçoe a todos q coloboram.Bjs Tia Jajaque(é assim q o Arthur me chama).

7 de setembro de 2009 às 20:28  
Anonymous Alessandra disse...

Olá,

Fiz essa receita da Receita Base de Bolo da Marilian e ficou horrível! No lugar da farinha de arroz coloquei o amido de milho, pórém não ficou nem bolo, nem torrada nem nada, o gosto ficou horrível.. de amido de milho com água

Alessandra

26 de setembro de 2009 às 19:25  
Anonymous Débora Pusebon disse...

oi alessandra... que pena q não ficou bom... eu testei aqui em casa já essa receita e deu certo! não fica igual a consistência de bolo, fica um pouco menos fofinho, mas meu marido gostou, comeu tudo.. hehehehe.. se vc não tiver alergia a soja, tente as outras receitas de bolo, eu já testei 99% e sempre dá certo!!! abração e boa semana!!

28 de setembro de 2009 às 11:47  
Anonymous Anônimo disse...

Oi , descobri hoje com 30 anos que tenho intolerancia a lactose e a gluten ea ovos, eu sai da sala do medico angustiada , pois meu mundo caio com esta noticia. Mais estou percebendo que não sou a unica que sofro disso .Agora vou pegar as receitas e fazer pra melhor o meu astral. Obrigada

5 de outubro de 2009 às 19:18  
Blogger Débora P. Costa disse...

oi anonimo!! espero poder ajudar! não desista e nem desanime... leva um pouco de tempo pra se acostumar, mas não é impossível! abração e boa semana!

5 de outubro de 2009 às 20:27  
Anonymous Tissiani disse...

Oi,fiz o bolo,só que como não achei a farinha de arroz aqui,coloquei maizena e ficou seco?Pq será que não ficou fofinho?

21 de outubro de 2009 às 12:09  
Blogger Débora P. Costa disse...

oi tissiani!! na realidade eu não experimentei com maizena... fiz com farinha de arroz e de fubá... essa receita não fica fofinho mesmo, fica menos q o bolo normal. experimente outra receita, tem uma de fubá, é bolo de milharina da bruna... coloque na busca e experimente, esse fica bem bom! bjos

21 de outubro de 2009 às 18:42  
Anonymous Anônimo disse...

Amei esta receita, muito valiosa!
Abraços

4 de janeiro de 2010 às 14:14  
Anonymous Anônimo disse...

Oi! tenho um filho que tem Síndrome de Doow, 19 anos e intolerancia a lactose,gluten e ovo e eu gostaria de encontrar uma receita para fazer bolo pra ele,mas a que fiz com farinha de arroz ficou muito seco, fica horrivel o sabor e ele sempre me pede bolo, ficaria muito agradecida se encontrasse uma receita que desse certo, já testei algumas mas não deu. Beijos. Irandir

5 de janeiro de 2010 às 12:31  
Anonymous Anônimo disse...

Olá!
Tenho um sobrinho com fenilcetonuria, uma especie de restrição a uma proteina fenilalanina . Como não sabiamos se ele podia comer fubar, e só encontramos o flocão de arroz, testamos fazer com um copo de flocão de arroz e 1 e 1/2 de maizena. O bolo ficou muito bom!
Ele tem um ano e nunca tinha comido bolo pq não pode com trigo e nem ovo e leite.
obrigada por compartilhar essa receita conosco!Fabiane

3 de fevereiro de 2010 às 14:38  
Anonymous Anônimo disse...

obrigada pelas digas pq meus filhos etsão com colesterol alto 376 e eles adoram bolo obrigada pela diga eu e eles agradecem

20 de março de 2010 às 12:19  
Anonymous Anônimo disse...

Estava a procura de uma sobremesa que não tivesse adição de leite e seus derivados, para levar a casa de minha irmã no almoço de confraternização familiar de Páscoa, porque quero que minha mãe possa comer também,(ela está em uma dieta que não pode consumir leite de origem nenhuma), estou feliz por ter achado, obrigada bjs

31 de março de 2010 às 09:53  
Anonymous Anônimo disse...

Obrigada pelo site, fiquei muito feliz de encontrar mais pessoas que não podem com lactose e nem glúten. Eu, assim como uma pessoa mais acima, também estou com 30 anos e só agora descobri a alergia que tenho destes dois alimentos, mas com suas receitas agora levarei uma vida normal. Muuuuuuuuuuito obrigada mesmo! Abração, Elisabete.

29 de abril de 2010 às 20:22  
Blogger Débora P. Costa disse...

oi elisabete! que bom que estamos ajudando!!!! essa vida não é muito fácil mesmo né? mas compensa!!! :D bjos

2 de maio de 2010 às 14:37  
Blogger Unknown disse...

Olá, experimentei fazer o bolo mas não achei a farinha de arroz. Então fiz com creme de arroz não ficou tão bom, dai eu achei a puba que é uma farinha de mandioca e ficou ótimo meu filho que alergia a trigo, ovos e leite, adorou e voltou a comer bolo que ele adora...Obrigado

10 de junho de 2010 às 17:19  
Blogger Débora P. Costa disse...

oi rosangela!!! que bom que deu certo!!!! vc tirou foto? gostaria de publicar aqui!! se tirou vc me manda por favor? pode ser no email: contato@semglutensemlactose.com
obrigada!!!!!!

10 de junho de 2010 às 17:23  

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, divida com a gente sua experiência, receita ou opinião!! 'Brigada ;)

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial