quinta-feira, 2 de abril de 2009

Especial Páscoa - Parte I

(Foto: Cnsb)


Data sofrida... eu sei.
O bom é que, mesmo nas cidades onde os mercados não vendam produtos sem lactose e sem glúten, pode-se comprar pela internet. Já passei um site aqui numa postagem anterior.
Enfim, o importante é que sempre nos adaptamos e superamos as dificuldades.


Para uma Páscoa Saudável...
Desde a infância, a comemoração da Páscoa vem associada ao consumo de chocolate. Quase sempre, pelo que significa a data, na forma de ovos, mas o que muitos esquecem é que o consumo excessivo pode ser prejudicial à saúde. Nesse sentido, vale citar Hipócrates, o patrono da Medicina, que há séculos atrás aconselhava: "Faz da comida o teu remédio". Ou, "Somos aquilo que nós digerimos", segundo o Ayurveda. Os exageros de consumo do chocolate, especialmente o branco pela maior concentração de lactose e gorduras saturadas presentes no leite podem causar enxaquecas, irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.
Por ser extremamente calórico, recomenda-se aos obesos o consumo moderado e aos diabéticos a observação que devem consumir apenas os produtos especialmente para eles preparados. Para as pessoas obesas, o consumo deve ser moderado por conta de seu alto valor calórico e gorduras. Pessoas acometidas de intolerância a lactose ou a algum componente da fórmula devem evitar a ingestão dos chocolates ao leite. Assim é indicado que, para os intolerantes à lactose e os pacientes diabéticos, o consumo seja de chocolates e ovos de páscoa especiais.

Escolha bem
Uma excelente e saudável alternativa pode ser encontrada no chocolate de soja, 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten. É especialmente indicado para vegans, pessoas com alergia ou intolerância à lactose e celíacos. A soja é rica em proteínas de boa qualidade, possui ácidos graxos poliinsaturados e compostos fitoquímicos como isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais, como cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. Outra opção é a alfarroba, vagem utilizada no lugar do cacau. Tem apenas 0,7% de gordura, é rica em fibras e não contém cafeína, glúten ou lactose.
Tem de todo o tipo e para diferentes gostos.

[Fonte: EYoga]

Marcadores: ,

1 Comentários:

Blogger Tati Pereira disse...

Débora, só hj eu vi que vc colocou um link prá mim...nossa, fiquei tão feliz...Obrigada pelo carinho!
Ameeeeiiii!
Bjs

Tati Pereira

18 de abril de 2009 às 21:45  

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, divida com a gente sua experiência, receita ou opinião!! 'Brigada ;)

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial