sexta-feira, 1 de maio de 2009

Sagu com Creme


O Sagu é um dos principais produtos de consumo proveniente da fécula de mandioca, e em grandes regiões é fabricado artesanalmente. No Brasil encontra-se mais difundido na região sudeste como sobremesa, e em algumas regiões é muito utilizado em artesanato (por ser feito de micro bolinhas) para o enchimento de bonecas ou travesseiros aromáticos e como sachê. Além disso, é muito conhecido na produção de doces por ter as mesmas propriedades da gelatina. Possui aproximadamente 65kcal por porção (20gr ou 1 colh. sopa).

Olha que coisa mais linda... sagu... hmmmm...
Tô delirando, mas é que eu gosto de um sagu, ainda mais que aqui é uma tradição das minhas duas avós. Minha avó por parte de mãe fazia no fogão a lenha, calcule!! E minha outra vó faz todo fim de semana... aiaiaiii...
Inverno passado foi figurinha carimbada, porque houve dias que fez um frio do bom, e só um vinho quente pra esquentar tudo! Hehehehehe 
Essa semana resolvi fazer em casa. Nem tava tão frio, mas bateu a vontade! Com aquele creminho branco acompanhando então... (suspiros...)
Fica essa receitinha fácil e deliciosa pra sobremesa do feriado!

Para o Sagu:
- 1 medida de sagu
- 1 medida de açúcar
- 2 medidas de água
- 2 medidas de vinho tinto suave
- cravinhos e canela a gosto

Para o creme:
- 1/2 litro de leite de soja
- 2 colh. (sopa) amido de milho ou maizena
- 2 gemas
- 6 colh. (sopa) açúcar (eu sempre coloco um pouco menos)
- essência de baunilha (como o leite de soja já vem com um gostinho, quase nem coloquei, foi 1 gota só).

Preparo:
Deixe o sagu de molho na água por uns 40min. Misture numa panela água, açúcar, cravo e canela. Pouco antes de ferver coloquei o vinho, deixei apurar um pouco e acrescentei as bolinhas do sagu escorridas.
Daí é só mexer sempre, até as bolinhas ficarem transparentes (que é como eu gosto). Quem quiser desligar um pouco antes, pode desligar. Só cuidado pra não tampar a panela porque levanta fervura e escorre tuuuuudo pelo fogão.

Para o creme, misture o leite com a maizena, as gemas e o açúcar. Coe numa peneira e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Está pronto!

*O meu ficou meio durinho, da próxima vez vou deixar menos no fogo, ou colocar um pouquinho menos de maizena. Mas ficou bem saboroso!!! Tô me lambendo.. hehehe
Bjos meninas e um ótimo feriado a vcs!

Marcadores: ,

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

ahhh tahhhh.. achei q o sagu vinha do pé... ahuiahaiuhaiuahaiuh
deve ficar bem gostoso neh Dé!!1
to com saudades d vcs!!
apareçam na vovis essa semana!!

;**
bjos camis

3 de maio de 2009 às 18:11  

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, divida com a gente sua experiência, receita ou opinião!! 'Brigada ;)

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial