terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bolachinhas



No fim do ano passado, madrinha me passou essa receitinha de bolachas de aveia. Fiz adoidado para presentear amigas e sogros no natal! Fica muito gostoso!! DETALHE: AVEIA CONTEM GLÚTEN!! Mas minha nutricionista me liberou pra ingerir aveia. Se você não pode, não pode. Tente substituir a aveia por quinoa em flocos. Ainda não experimentei, mas não custa tentar né?
Pode-se assar como bolachinhas uma a uma ou em forma inteira e depois cortar em quadradinhos.

Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 xíc. de aveia em flocos (ou quinoa em flocos)
- 3 colh. (sopa) óleo de canola
- 1 xíc. de açúcar mascavo (ou cristal)
- 2/3 xíc. de nozes e castanhas trituradas (ou coco ralado)
- 1 xíc. de linhaça triturada (ou mistura de farelos que vou passar a receita depois)
- 1 colh. (sopa cheia) de farinha de arroz
- 1 colh. (chá) de canela em pó
- 1 colh. (sopa) fermento em pó

Preparo:
Untar uma forma com margarina e pré-aquecer o forno.
Numa vasilha, vá misturando os ingredientes um a um. Inicie com os ovos, depois a aveia e assim por diante. No final você terá uma pasta. Se ficar mole, pode acrescentar mais uma colher de farinha de arroz.

¨Se vc quiser bolachinhas separadas, fazer "bolinhas" ou "colheradas" com a colher e colocar uma a uma na forma, espaçando umas das outras. Assar por 25 a 30 min em fogo baixo e depois virar as bolachinhas com uma espátula para dourar dos dois lados.
¨Se quiser, coloque a massa toda na forma untada e leve assar também por 25 a 30 min em fogo baixo. Depois de assada, com a massa morna, corte em quadradinhos, como se fosse um bolinho. Desta maneira não precisa virar.

Guarde as bolachinhas em vidros bem fechados, assim dura bastante!!
Você pode fazer uma receita com as castanhas trituradas e outra com o coco ralado, e na hora de assar, salpicar um restinho do coco por cima da massa pra diferenciar qual é qual. Coloque num vidro bonito com um laço de fita e terá um ótimo presente!!

Mistura de farelos:
- 100gr aveia em flocos (ou quinoa em flocos)
- 50gr farinha de banana verde
- 100gr farelo de aveia
- 100gr linhaça dourada triturada
- canela em pó a gosto

Misturar tudo e guardar em recipiente fechado. Pode-se colocar nas frutas picadas e acrescentar mel e cacau em pó por cima, na vitamina, em bolos, bolachas...

Marcadores: ,

8 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

eu já comi e gostei. essa mulher manda bem na cozinha!!

17 de fevereiro de 2009 às 18:17  
Blogger Débora P. Costa disse...

brigada lindão!!!!

18 de fevereiro de 2009 às 15:34  
Anonymous Thaís disse...

Olá. Meu nome é Thaís e sou do RJ. Na semana passada, ao me consultar com uma nutricuinista funcional, descobri que tenho intolerância à lactose e ao glúten. Ela me indicou alguns produtos para comer no horário do lanche da tarde, como biscoitinhos e cookies. Só que esses produtos costumam ser muito caros, então achei o seu site e vou fazer agora essa receita de bolachinhas.
Mas vou perguntar uma coisa... Já que algumas dietas suas são dadas por nutricionista, não teria como informar o valor calórico das receitas?!
Um beijo... ah, e vou adicionar o seu blog lá no meu, ok...

20 de abril de 2009 às 18:49  
Blogger Hipoglicemia disse...

Nossa, a foto nova das bolachinhas fora do potinho ficou bem legal, hein? Dá pra ver a aveia nelas! Minha boca enche d'água.

Eu preferi não fazer as bolinhas porque nunca sei o quanto os biscoitos vão crescer, aí eu ponho na assadeira separados e eles se juntam a medida que vão assando.

Mas ficou gostoso sim, e muito! Minha mãe e o pessoal do meu trabalho, todo mundo gostou tanto, que as 16h já tinham acabado todas as bolachinhas. Só digo que tem revanche: da próxima vez vão ser bolachinhas mesmo, de castanha do pará, com flocões de aveia assim que nem as suas, bem crocantes e douradinhas!!! rsrsrs

27 de agosto de 2009 às 19:36  
Anonymous Anônimo disse...

ola meninas eu não posso comer nada com gluten mas eu vi uma receitas de vcs e vi q tem aveia mas aveia tbm não podem comer quem é celíacos ou seja quem tem intolerância ao trigo ok .

28 de setembro de 2009 às 20:18  
Blogger Débora P. Costa disse...

oi flor!!! sim sim, aveia tem glúten... expliquei em outra postagem que minha nutricionista, apesar de restringir o gluten na minha dieta, permitiu a aveia pq pra mim não faz mal... mas quem não pode , não deve colocar. bem lembrado! bjokas!!

28 de setembro de 2009 às 21:26  
Anonymous cavalli disse...

parabéns, faz pouco tempo q descobri minha intolerancia a lactose, e realmente suas receitas tem ajudado muito! parabéns!

10 de maio de 2010 às 16:37  
Blogger Débora P. Costa disse...

cavalli, que bom que gosta das receitas! nos visite sempre que puder!!!! bjoooss

11 de maio de 2010 às 13:44  

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, divida com a gente sua experiência, receita ou opinião!! 'Brigada ;)

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial